6 de mar. de 2012

Dio


Ronnie James Dio já era um música consagrado quando deixou o Black Sabbath e decidiu montar sua própria banda em 1983, além da passagem pelo Sabbath, Dio ainda tinha no seu currículo bandas como Rainbow e ELF. Dio então reuniu-se com o ex-baterista do Black Sabbath, Vinny Appice e fundaram a banda que recebeu o mesmo nome do cantor. Foram convidados também para a banda, Vivian Campbell, como guitarrista, e Jimmy Bain, como baixista.

O estilo da banda, é basicamente o mais puro Heavy Metal, fazendo músicas cruas e sem muito acabamento, o que não quer dizer que Dio faça um trabalho ruim, pelo contrário, é Heavy Metal de altíssima qualidade. E era exatamente isso que continha o disco de estréia da banda, "Holy Diver".


Holy Diver é um disco consagrado e considerado por muitos o melhor disco da carreira de Dio, e mais do que isso, ele ainda marca presença em quase todas as listas de álbuns de Heavy Metal. O disco mostrou um lado do Dio menos sombrio do que o que o público estava acostumado, devido ao Black Sabbath, e apresenta um Dio mais enigmático em suas composições.

O segundo álbum da banda, "The Last In Line", trouxe músicas mais rápidas, deixando totalmente de lado, qualquer restício de Black Sabbath existente no "Holy Diver". Após o lançamento desse álbum, a banda entra em uma turnê mundial. Os shows da banda eram característicos e inconfundíveis principalmente pelo seu cenário extravagante e em vezes com seu mascote ao fundo. Após essa turnê, Dio lança o álbum "Sacred Heart" em 1985.

Álbum esse que manteve a qualidade dos seus antecessores e apresentou letras ainda mais complexas e belas, como por exemplo, "Hungry For Heaven" e Fallen Angels". O quarto álbum de estúdio da banda, é Dream Evil, um trabalho masi calmo do que os anteriores, mas nem por isso pior. Apesar de o próprio Dio falar que não gostava desse álbum, um disco que contém faixas como "I Could Have Been A Dreamer", "All The Fools Sailed Away" e  "Dream Evil"  não pode ser chamado de ruim.

"Lock Up the Wolves", lançado em 1990 é uma ducha de água fria nos fãs do lendário vocalistas, pois simplesmente não acrescenta nada de novo à banda, e é fraquíssimo se comparado aos discos anteriores.
"Strange Highways", lançado em 1994, é um álbum melhor construído do que seu antecessor, e retira a dúvida que pairava na cabeça de alguns fãs que achavam que a carreira de Dio teria ido por água abaixo.


Mas a carreira de Dio ainda não tinha ido por água abaixo, não ainda. Em 1996 foi lançado "Angry Machines", que é de longe, o pior disco do Dio, pois apresentou faixas cada vez mais distantes do Heavy Metal tradicional de "Holy Diver", e as letras das músicas já não eram enigmáticas como antigamente, e o álbum foi sem dúvida nenhuma, sem sal.


E então foi lançado "Magica", no ano de 2000. O disco retoma à simplicidade de discos antigos, e faz literalmente, uma mágica na carreira do vocalista. O álbum se mostrou o melhor que Dio pôde fazer desde o lançamento de Dream Evil, e reanimou os fãs. "Killing The Dragon", o álbum seguinte, não é genial, mas dá sequência ao renascimento da banda.


Em 2004, Dio lançou o álbum "Master Of The Moon", que enfim recuperou toda a magia dos primeiros álbuns da banda, e com músicas pesadas, e letras sombrias, é um dos melhores discos da história do vocalista, e da história do Heavy Metal, é realmente uma pena, que esse tenha sido o último álbum da carreira solo de Dio.


Após o lançamento de seu último álbum, e uma turnê em comemoração aos 23 anos do disco clássico "Holy Diver", Dio se dedicou ao projeto Heaven And Hell, no qual gravou 1 único disco,
"The Devil you Know", ainda no final de 2009, veio a notícia que chocaria o mundo do Heavy Metal, Dio havia sido diagnosticado com câncer no estômago.

Em 16 de maio de 2010, o vocalista e fundador da banda Ronnie James Dio morre de câncer, que fora diagnosticado em Novembro de 2009. A esposa de Dio (Wendy) comentou logo após a morte do lendario vocalista: "Meu coração está partido, Ronnie morreu às 7h45. Muitos amigos e familiares puderam dizer adeus antes dele morrer tranquilamente. Por favor, nos dêem alguns dias de privacidade para lidarmos com essa terrível perda. Saibam que ele amava vocês e sua música vai viver para sempre",

Bem, não há muito mais o que dizer além do que Wendy disse, a música de Dio vivera para sempre em seus verdadeiros fãs e até não fãs, pois é uma música contagiante, que sempre nos lembrará seus bons momentos enquanto ainda estava vivo.

Uma comprovação do que Wendy disse é a banda Dio Disciples, formada em março de 2010 pelos últimos membros que estavam com Ronnie antesde morrer, com o ex-vocalista do Judas Priest, Tim Owens. É fato, que Dio, ao morrer, deixou uma lacuna impreenchível na história do Metal mundial, pois por mais que tentem, ninguém jamais substituirá Dio no coração de todos os Headbangers, e hoje, mesmo quase 2 anos após sua morte, todo Headbanger que se preze, carrega consigo a dor de uma perda quase familiar.


R.I.P. Ronnie James Dio...



Página Oficial: http://www.ronniejamesdio.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário