2 de abr. de 2012

Análise: Inflikted (Cavalera Conspiracy)

Hoje, faremos uma análise do álbum de estréia da banda de Thrash Metal formada pelos irmãos Cavalera logo após Igor sair do Sepultura... É claro que sabem que estamos falando do álbum Inflikted do Cavalera Conspiracy.

A primeira versão desse álbum, lançada em 2008, contém 11 músicas. Já a segunda conta com duas músicas bonus, "The Exorcist" (cover da banda de Death Metal Possessed) e "In Conspiracy".Além dos irmãos Cavalera, a banda conta também com Marc Rizzo como guitarrista solo, e Joe Duplantier como baixista.



Inflikted = O álbum abre logo com uma música pesada e rápida, e dá ao ouvinte uma amostra do que estaria por vir. A música se desenrola com vocais quase perfeitos de Max Cavalera, e com uma percurssão pesada por parte do seu irmão Igor. Destaque também para os Riffs da música, que dão à música, a violência característica do Thrash Metal.

Sanctuary = Música mais rápida e violenta do que a primeira. Grande parte de sua velocidade se deve ao nosso querido Igor Cavalera, que resolveu arrasar a bateria sem dó nem piedade.Contando com pontes fodas e uma linha de baixo mais "ouvível", essa música prima pelo peso.

Terrorize = Com mudanças constantes de ritmo, a música se apresenta de modo "desordenado", se misturando a Death Metal em alguns pontos, e a Heavy Metal em outros. Pela primeira vez no cd, o solo da música é motivo de destaque, juntamente com os vocais de Max. Isso sem mencionar a verdadeira obra-prima por parte do Igor.

Black Ark = Se apresenta com uma intro que lembra as influências brasileiras dos álbuns mais antigos do Sepultura. A música apresenta diversas variações de vocais e de ritmos. Seguindo o estilo do álbum, a canção é pesada e violenta, mas dessa vez, com guitarras mais técnicas e menos distorcidas.

Ultra-Violent
= Música mais lenta e pesada do que a maioria do álbum. Max está usando e abusando dos gritos. Nessa faixa, é possível ouvir o baixo novamente, e ainda fica a dúvida : Estaria Igor Cavalera utilizando uma Minigun? Ou seria somente uma metralhadora manual? Eis a questão.

Hex
= Música rápida, tanto no andamento quanto na duração. Max abusa de vocais guturais (novidade?), e finalmente temos a resposta...Igor está usando uma Minigun.

Doom Of All Fires = Música parecida com a anterior, é rápida, e pesada. Conta um vocal gutural diferente por parte de Max Cavalera, e Igor não demonstra tanta genialidade nessa música. É uma faixa discreta.

Bloodbrawl
= Com um andamento dividido em 3 partes distintas, essa música é uma das melhores do álbum, e inicia com um andamento rápido e violento, assim como o restante do álbum. Depois passa por um ritmo mais lento e técnico, e para finalizar, a música se torna acústica, e termina com algumas notas tocadas no violão.

Nevertrust = Música que lembra o Death Metal, devido à bateria rápida e pesada, ao vocal exageradamente gutural, e às guitarras técnicas e rápidas. Possui um solo rápido e técnico em meio à Riffs pesados e distorcidos, o que torna a música um prato cheio para fãs de Metal Extremo.

Hearts Of Darkness = Faixa com a melhor linha de baixo de todo o cd, com cavalgadas dignas de um grande baixista. A música é rápida, e apresenta Riffs destruidores, e solos e pontes para banger nenhum botar defeito.Igor novamente espancou a bateria de todos os modos possíveis, e isso é excelente!

Must Kill = O álbum fecha do mesmo modo que abriu, com um riff sensacional, guitarras distorcidas e rápidas, bateria destruidora, e vocais quase perfeitos de Max Cavalera. O baixo é discreto, mas é o suficiente para dar à música o peso a à velocidade características do álbum.

                                   

Inflikted é um álbum extremamente pesado e muito rápido. Que às vezes lembra os álbuns clássicos do Sepultura, misturado com um pouco de Death Metal e Groove Metal. A voz de Max Cavalera está ótima, e Igor está destruidor como sempre na bateria.

O álbum tem letras fortes com ideias bem definidas. É um álbum excelente, porém tem um público-alvo muito bem definido. Se você é um fã de músicas violentas e agressivas, com letras fortes, corra já para as lojas para comprar a sua cópia de "Inflikted", agora, se você não é do tipo que curte Metal Extremo, esqueça que esse álbum existe, e vá ouvir outra coisa.

Nota Final = 8,25

Nenhum comentário:

Postar um comentário