25 de abr. de 2012

Venom

O Venom nasceu da New Wave of British Heavy Metal, sendo uma das bandas mais influentes de tal movimento. A banda influenciou várias bandas de Thrash Metal e de Metal Extremo no geral, sendo que foi a banda  criadora do Black Metal.
 

Criado nos anos 1978 e 79, o quinteto original da banda originava de três bandas diferentes: Guillotine, Oberon e Dwarf Star. E os integrantes eram, Jeffrey Dunn e Dave Rutherford (guitarras), Dean Hewitt (baixo), Dave Blackman (vocais) e Chris Mercaters (bateria). A banda, nessa época, era ainda chamada de Guillotine, ela sofreu várias modificações em um curto período de tempo (1978 - 1980), até que foi renomeada como Venom e se estabeleceu em uma formação com três integrantes.

Os cinco primeiros anos da banda foram com certeza os melhores que uma banda pode imaginar, foi a melhor fase do Venom, que contava na época com Conrad Lant (Cronos) no baixo e nos vocais, Jeffrey Dunn (Mantas) na guitarra e Tony Bray (Abaddon) na bateria. Nesses cinco anos (1981 - 1986) a banda lançou seus melhores albuns e, já no início de sua existencia, influenciou muitas bandas, principalmente de Black e Death Metal.


O primeiro lançamento da banda foi "Welcome To Hell" em 1981. Pelo nome já é possível perceber que as músicas tinham um estilo diferente do Heavy Metal tradicional. O álbum foi um sucesso, principalmente pela inovação, misturar o até então conhecido Heavy Metal com  letras satânicas e um som um pouco mais pesado, resultando no estilo que mais tarde seria conhecido como Black Metal.

No ano seguinte foi lançado o "Black Metal" (foi aí que aquele novo estilo ganhou um nome). O álbum é, com toda a certeza, um dos album mais importantes de Metal Extremo da história. Pois, mesmo que musicalmente ele não tenha a mesma sonoridade dos albuns de hoje, liricamente o foi uma grnde influencia para o Black Metal em geral, tendo como destaque o Norueguês.


No ano seguinte a banda divulgou o seu trabalho e já estava adquirindo reconhecimento e em 1984 é lançado "At War With Satan". O álbum retorna com a sonoridade de "Welcome To Hell" e é reconhecido principalmente pela música épica que deu nome ao álbum. A música "At War With Satan" tem duração de aproximadamente 20 minutos e é a música mais conhecida do álbum.

O quarto e último álbum da fase classica do Venom foi "Possessed" em 1985. O álbum recebeu criticas diversas dos críticos e dos fãs e não obteve o mesmo sucesso de seus antecessores. Nesse mesmo ano o guitarrista Jeffrey Dunn deixou a banda para seguir carreira solo, era o fim provisório da era Clássica do Venom. A saída de Jeffrey foi compensada por uma dupla de guitarristas: Mke Hickey (Mykus) e Jim Clare, ambos permaneceram apenas por um ano na banda.

Em 1987, o Venom lançou "Calm Before The Storm". O título original do álbum era "Deadline", mas este foi mudado após Dunn sair da banda. O álbum não teve o sucesso esperado pelos membros da banda, talvez por causa da mudança brusca nos temas tratados em suas música e pelo som mais limpo, comparado com os anteriores. É considerado Speed Metal pela maioria dos críticos e isso desagradou muitos fãs.

Em 1988 a banda deu uma pausa em seus trabalhos e em sua volta, em 1989, estava muito modificada. Cronos foi substituido por Tony Dolan (Demolition Man) no baixo e nos vocais, a dupla de guitarristas foi substituida por outra dupla de guitarristas: Al Barnes e Jeffrey Dunn, que voltou a banda após o lançamento de seu álbum solo "Winds Of Change". Abaddon foi o único dos antigos membros que permaneceu na banda. (Todos os ex-integrantes que saíram da banda formaram a banda Cronos)

Com essa formação, foi lançado "Prime Evil", em 1989. Álbum que, pelas mudanças, era muito diferente dos anteriores do Venom. O álbum contava também com uma música cover, "Megalomania", do Black Sabbath. Essa música é, para muitos fãs, a melhor desse álbum, mas isso não significava que o trabalho realizado nele fosse ruim, pelo contrário. Embora dividisse opiniões, era um album muito bom.

O sétimo álbum de estúdio foi "Temples Of Ice" foi lançado em 1991 e foi mais bem recebido pela crítica que seu anterior. Nesse mesmo ano o guitarrista Al Barnes saiu da banda e Steve White veio em seu lugar. No ano seguinte a banda lançou "The Waste Land", o último álbum antes da reunião dos membros da era Clássica da banda, esse foi mais um álbum bem aceito pela crítica e pelos fãs, embora sua sonoridade fosse mais caracteristica de Speed e Heavy Metal. Após esse álbum, a banda deu novamente outra pausa nos trabalhos, fazendo apenas turnês e alguns shows. Voltaram, em 1995 com sua formação clássica.

Com a formação clássica (o trio Cronos, Mantas e Abaddon), o Venom voltou com o Black Metal com o lançamento de "Cast In Stone", em 1997. Álbum que foi bem recebido pela crítica e mais bem recebido pelos fãs, era o Venom clássico de volta. Infelizmente, também foi o último álbum com Abaddon na bateria, que fora substituido pelo irmão de Cronos, Anthony Lant (Antton) em 1999.


Em 2000 foi lançado "Resurrection", álbum mediano, que dividia opiniões, foi o último álbum com Mantas na guitarra, pois este, em 2002 largaria a banda e, para seu lugar voltaria Mykus. Em 2006, o Venom celebrou seu aniversário de 25 anos com várias turnês e com o lançamento de "Metal Black". O nome do álbum é uma brincadeira com seu álbum mais famoso, "Black Metal". Foi um álbum bem conceituado, recebido e divulgado, afinal, era o aniversário de 25 anos da banda.

Após o lançamento do álbum o guitarrista Mykus saiu da banda dando lugar a La Rage e lançaram, em 2008, "Hell". Diferente de "Metal Black", esse album dividiu opiniões, mas nunca foi dado como um album ruim sempre como bom ou mediano e algumas versões do disco continham músicas ao vivo do Tour Escandinavo de 2007. O álbum foi o último com Antton lant na bateria, que saiu para um projeto de sua outra banda DEF-CON-ONE e foi substituido por Danny Needham (Dante).O lançamento mais recente do Venom foi o álbum "Fallen Angels", lançado no final de 2011. Foi classificado como mediano para a maioria dos críticos.


Venom é uma banda que, apesar de ter trocado e muito a sua formação, faz muito bem o que se propôs a fazer, é a criadora do Black Metal e é uma banda que infuenciou a maioria das bandas de Black, Thrash e Death Metal que ouvimos e vemos hoje em dia. Enfim, Venom é uma banda que merece o respeito de todos os Headbangers, pois, sem ela, quase nada do que existe atualmente existiria.


Site Oficial: http://www.venomslegions.com/

2 comentários:

  1. a sonoridade do venom é thrash metal e não black.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Venom foi uma das primeiras (se não a primeira) bandas da história a tocar o estilo que ficou conhecido como Black Metal...mas é bom lembrar que o Black Metal tradicional do Venom, não tem absolutamente nada a ver com o Black Metal moderno. O Venom surgiu da New Wave Of British Heavy Metal, portanto a sua sonoridade se assemelha com a de bandas do mesmo movimento (Saxon, Judas Priest, Iron Maiden, Def Leppard, etc...), mas jamais com o Thrash Metal, já que esse estilo surgiu apenas no início da década de 80, incorporando alguns elementos das bandas da NWOBHM (inclusive do Venom), por isso a semelhança no som do Venom com o das bandas de Thrash....flws...Abss

      Excluir