16 de abr. de 2012

Análise: Blizzard Of Ozz (Ozzy Osbourne)

Pra nossa análise essa semana, temos o primeiro álbum solo do Grande Ozzy Osbourne. "Blizzad Of Ozz" foi lançado em 1980 um ano após Ozzy ter "cedido" seu lugar no Black Sabbath para Ronnie James Dio.

Pra esse álbum, Ozzy contou com a participação de vários grandes artistas e a formação na época era: Randy Rhoads na guitarra, Bob Dainsley no baixo, Lee Kerslake na bateria e Don Airey no teclado, além, é claro, de Ozzy nos vocais.


I Don't Know = Com um Riff estrondoso (É o Randy Rhoads tocando) a música é bem ao estilo Ozzy, com uma mudança de ritmo no meio da canção. A linha de baixo é bela, e ganha mais destaque do que a bateria. Para completar a ótima música, um solo belíssimo de Randy.

Crazy Train = Headbanger que não sente emoção ao ouvir o Riff de "Crazy Train" não é Headbanger de verdade. Música épica, que marcou a história do Metal, e é considerada pela maioria como a melhor música que Ozzy já fez...quer honra maior do que essa?

Goodbye To Romance = Com um andamento lento, triste e um pouco cansativo, essa música desagrada aqueles que esperavam mais Heavy Metal puro após as duas primeiras músicas. Apesar disso, "Goodbye To Romance" não é ruim, ela apenas está ali pra ser ouvida em uma hora errada.

Dee = zzzzzz...

Suicide Solution = O andamento veloz da música, e o Riff animado (Bendito seja Randy Rhoads) acordam os Headbangers após 50 segundos de tortura. Ótima música, provavelmente a que apresenta os melhores vocais de Ozzy.  Mais um solo rápido e o cadenciamento da Bateria tornam essa música veloz, mas não pesada demais.

Mr. Crowley = Se houver alguem aqui que discorde que essa música tem a melhor introdução da história, levante a mão (como naum posso ver ninguém vou contar como a melhor intro da história). A música é terrivelmente perfeita e segue com seu andamento harmonioso e não tão rápido, com baixo e guitarras presentes além de um solo quase entorpecente.

No Bone Movies = A melhor cozinha de todo o disco. A percussão animada, e o baixo consistente permitem que Randy Rhoads use toda sua criatividade sem maiores danos à música. É uma música dançante, o que nao é muito comum quando se fala de Ozzy Osbourne.

Revelation (Mother Earth) = Música com um andamento lento e, por isso mesmo temos um foco extraordinário no baixo, que com riffs muito interessantes e criativos fazem com que essa música suave e lenta seja agradável de se ouvir...Na parte final da música, temos um aumento de ritmo, o que é feito de um modo muito natural, o que torna a música constante, apesar da mudança brusca de andamento. Para completar, temos um belíssimo trabalho no piano.

Steal Away (The Night) = Para variar um pouco, Randy Rhoads faz mais um Riff potente, e conta com a colaboração de Dainsley, que faz uma linha de baixo belíssima. Mais um solo alucinante e os vocais perfeitos de Ozzy, tornam essa música uma das melhores do álbum.


O álbum de estreia da carreira solo de Ozzy foi um sucesso, e merecidamente. "Blizzard Of Ozz" é um grande álbum, que marcou a história do Metal. Isso era o mínimo que se podia esperar de uma banda que tinha dois músicos tão geniais como Ozzy Osbourne e Randy Rhoads.

O disco é constante, e apresenta músicos que trabalham de forma parecida em quase todas as músicas. Lotado de clássicos e de jóias que são comumente esquecidas pelos fãs, esse disco é audição obrigatória para todo fã de Metal. Existem exceções nesse disco, algumas músicas fracas, e a totalmente infeliz "Dee"...mas isso não é o suficiente para apagar o brilho desse clássico.

Nota Final = 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário