11 de abr. de 2012

Alice Cooper

Um dos personagens mais icônicos do Rock, Alice Cooper se tornou famoso pela sua voz rouca e rasgada, e pelos seus shows incomuns. Mas antes de seguir carreira solo, Vincent Furnier (Nome legal de Alice) era parte da banda que se chamava Alice Cooper, e com ela, lançou 7 álbuns de estúdio.


O primeiro desses álbuns, foi lançado em 1969, 5 anos após a criação da banda, e recebeu o nome de "Pretties For You". Tinha um ar psicodélico, assim como o segundo álbum da banda, o "Easy Action". Até então, a crítica considerava o Alice Cooper uma banda fraca, e as pequenas vendas dos álbuns ajudavam nessa afirmação. Mas isso mudou quando "Love It To Death" foi lançado. O álbum alavancou as vendas da banda, e teve o primeiro grande sucesso da banda, a música "I'm Eighteen".

Os dois álbuns posteriores foram sucessos ainda maiores. "Killer", lançado em 1971, continha os 3 maiores sucessos da banda até então, as músicas "Desperado", "Under My Wheels" e "Halo Of Flies". Em 1972, o lendário "School's Out" tornou a banda um sucesso comercial, atingindo pela primeira vez posições altas na Billboard.

A banda estava em alta, e em 1973, foi lançado "Billion Dollar Babies", o maior sucesso comercial da banda. O álbum trazia uma sonoridade voltada para o Hard Rock, e contava com Hits como "Elected", "Billion Dollar Babies" e "No More Mr. Nice Guy".


Mesmo em alta, a banda queria que o próximo álbum fosse algo diferente. E foi assim que surgiu "Muscle Of Love", que era mais voltado para a parte instrumental, e menos para a teatralidade. Como resultado, o disco foi duramente criticado pela mídia, e foi um fracasso de vendas, mas apesar disso, é um bom álbum, bem mais pesado do que seus anteriores, mas ainda bom.

Após isso a banda se desentendeu, e se dissolveu. Vincent então foi à justiça e mudou seu nome para Alice Cooper, e continuou a lançar discos sob esse nome. Em 1975, saiu o primeiro álbum da carreira solo do cantor, "Welcome To My Nightmare", que é até hoje, o disco mais famoso do cantor.

O disco se concenrava no aspecto teatral, e voltava-se novamente para o Hard Rock. "Only Women Bleed" e "Welcome To My Nightmare" foram grandes sucessos na época. "Alice Cooper Goes To Hell", lançado no ano seguinte era recheado com baladas. Entre elas estavam a famosa "I Never Cry".


Nessa época, Alice tinha se tornado famoso devido aos seus shows teatrais, e sempre baseados em filmes de terror. Em "Lace And Whiskey", Alice tentou algo novo, ele largou a obscuridade de lado, e criou um personagem totalmente alcóolatra, e fez seu novo álbum baseado nele. O disco foi um fracasso de vendas e crítica.

Alice gostou mesmo de fazer músicas sobre alcoolismo, e fez seu próximo disco baseado em experiências que viveu dentro do sanatório. "From The Inside" foi mais um fracasso. A carreira de Alice não estava mesmo indo bem, e "Flush The Fusion" e "Special Forces" foram outros dois fracassos de vendas.

Alice estava passando por problemas com bebidas, e precisou passar por uma clínica de reabilitação por duas vezes em um curto espaço de tempo. Nesse mesmo curto espaço de tempo, foram lançados "Zipper Catches Skin" e "DaDa", ambos foram duramente criticados e tiveram vendas medíocres. Finalmente, em 1983, Alice saiu da clínica reabilitado, e permanece sóbrio desde então.

Alice resolveu entrar em hiato para descansar e se recuperar totalmente. Em 1986, Cooper voltou com força total, e lançou "Constrictor", que trazia de volta a sonoridade clássica de Alice. "Raise Your Fist And Yell", lançado em 1987, vendeu ainda mais cópias que o seu antecessor.

Nesses anos de retorno, Alice se baseou em "Friday The 13th", e "Nightmare On Elm Street", dois dos filmes de terror mais célebres da história, para fazer suas músicas e montar as suas apresentações. O público de Alice estava reconquistado, mas faltava reconquistar a crítica.

"Trash" foi lançado em 1989, e fez a crítica ficar do lado de Cooper de novo. O álbum foi um sucesso de vendas, e teve 4 singles, todos eles muito bem recebidos pelo público. "Hey Stoopid", de 1991, manteve o cantor em alta, e contou com as participações de artistas como Ozzy Osbourne, Slash, Vinnie Moore, Joe Satriani, Steve Vai, Nikki Sixx e Mick Mars.


"The Last Temptation" é um  belíssimo álbum conceitual, lançado em 1994. O disco conta a história de um diretor de circo, que usa poderes sobranaturais para tentar convencer um jovem a se juntar ao seu circo. Alice Cooper entrou em hiato novamente, e só voltou a lançar algo em 2000. "Brutal Planet", foi o vigésimo primeiro álbum do cantor, e foi a segunda parte da trilogia iniciada com "The Last Temptation".

O álbum que fechou a trilogia, "Dragontown", de 2001, é um álbum muito mais pesado do que a maioria dos álbuns anteriores de Cooper. Mas diferentemente das outras vezes em que Alice saiu da sua proposta original, a Mídia apoiou o álbum, que foi um sucesso de crítica e de vendas.

"The Eyes Of Alice Cooper", é quase sempre esquecido pelos fãs, pois fica espremido entre dois álbuns muito bons (Dragontown e Dirty Diamonds). Já o ótimo "Dirty Diamonds" é um álbum mais simples do que seus antecessores, e chega a lembrar os álbuns da "Banda" Alice Cooper, nos anos 70.

"Along Came a Spider" é mais um álbum conceitual da carreira de Alice. Dessa vez, ele conta a história de um Serial Killer, que planeja arrancar oito pernas de oito vítimas diferentes para construir sua própria aranha, mas ele se apaixona pela oitava vítima. O disco é pior do que os antecessores, e recebeu avaliações ruins da crítica.

O álbum mais recente do cantor, lançado em 2011 o "Welcome 2 My Nightmare", é uma sequência do clássico "Welcome To My Nightmare". Apesar de ter sido bem avaliado pela crítica e pela mídia especializada, o disco recebeu duras críticas dos fãs por ser "enfeitado demais", tendo uma sonoridade que beira à música pop.

Mesmo já integrando o Hall da Fama do Rock N' Roll, a Calçada da Fama, e já tendo lançado 26 álbuns em quase 50 anos de carreira, Alice quer mais, e os fãs também. Nada foi revelado ainda sobre os planos futuros de Alice Cooper, mas todos nós esperamos mais álbuns, e de preferência, algo que faça juz ao nome do cantor.


Página Oficial: http://alicecooper.com/

Um comentário:

  1. hezick , não sei se foi voce que postou , mas mesmo assim , voce me mandou um e-mail sobre eu ter te chamado pra equipe do the metal militia exerience . bom , eu chamei um cara chamado smullk , do smullk power metal para o meu blog e queria que voce entrace tambem .ainda tenho seu e-mail gravado no meu e-mail la , então vou mandar um convite pra voce .
    abraço

    ResponderExcluir