17 de mai. de 2012

Megadeth


O Megadeth foi formado em 1983 em um contexto um pouco conturbado, mas, apesar disso, ganhou fama mundial rapidamente e hoje é uma das quatro bandas do Big Four Of Thrash. Com 13 álbuns de estúdio, 4 ao vivo, 5 compilações e 2 Ep's, a banda já vendeu mais de 30 milhoes de discos em todo o mundo e é, com toda certeza, uma das melhores bandas de metal da atualidade. Embora tenha chegado rapidamente à fama e mantido, o Megadeth passou por várias dificuldades em suas formações por vários motivos diferentes mas a banda superou e se tornou o que é hoje.

Dave Mustaine é o fundador, dono, guitarrista e vocalista do Megadeth. Antes de fundar a banda tocou na banda Panic, sua primeira banda. Foi também o primeiro guitarrista solo do Metallica, tocou na banda durante aproximadamente dois anos (1981-1983). Em sua breve passagem pela banda, Dave compôs várias músicas que vieram a aparecer nos primeiros álbuns dela. Porém, diz-se que Mustaine costumava chegar sempre bêbado ou drogado aos ensaios da banda e que um dia brigou com os outros integrantes e acabou sendo expulso do grupo. Após isso, fez uma promessa a Lars Ulrich de que iria formar uma banda mais rápida epesada que o Metallica.


Mustaine fundou então o Fallen Angels, em 1983, mas o nome não ficou muito bom e acabou sendo substituido, no mesmo ano por Megadeth. Com o nome de Fallen Angels, o grupo contava em sua formação com, além de Dave, o baixista David Ellefson (co-fundador), o guitarrista Greg Handevidt e o baterista (o primeiro de muitos que sucediriam) Lawrence Kane, que foi substituido, naquele mesmo ano por Dijon Carruthers. Havia uma vaga para os vocais da banda, mas após várias audições mal-sucedidas, o próprio Dave resolveu assumir.

Em 1984 o guitarrista Greg Handevidt e o baterista Dijon Carruthers saem da banda para participarem de outros projetos, nesse ano, a banda passa por 3 formações diferentes, grava 3 demos e se estabiliza na formação Gar Samuelson na bateria e Chris Poland na guitarra. Nesse ano, a banda assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, a Combat Records, e, no ano seguinte, lançam seu primeiro álbum de estúdio, o "Killing Is My Business & Business Is Good". A banda recebeu um investimento total de 12 mil dólares, mais a maior parte doi gasta em drogas e bebidas, isso forçou com que Dave Mustaine fosse também o produtor do grupo. É um álbum relativamente pobre, mas recebeu um grande apoio pelo esforço da banda, e vendeu mais de 100.000 cópias.


Em 1986, a banda ja era reconhecida internacionalmente, e então é lançado "Peace Sells... but Who's Buying?", álbum que faz críticas fortes sobre o governo e sobre a ONU. O álbum praticamente selou a fama do Megadeth, recebeu críticas positivas tanto dos críticos profissionais quanto dos fãs, além de ganhar muitos adeptos nessa época. "Peace Sells... but Who's Buying?" é uma das obras de arte do Thrash Metal Classico estando também na lista dos "1001 Álbuns que Você Deve Ouvir Antes de Morrer". É último álbum de Gar Samuelson e Chris Poland na banda.


Em 1987, o Megadeth fez várias turnês abrindo shows para bandas como Mercyful Fate e Alice Cooper. Em um certo dia Alice Cooper alertou o grupo de Mustaine sobre o excessivo uso de drogas e de álcool, o que não adiantou muito pois após o últmo show do primeiro tour mundial da banda como headliner, Mustaine demite Chris Poland após ser intoxicado por excesso de drogas e Gar Samuelson sai da banda pouco tempo depois do amigo. Na época surgiram boatos de roubo do equipamento da banda por parte dos dois integrantes, o que pode ter ajudado na decisão de Dave de demití-los. Para repor o espaço dos dois integrantes que saíram, foram contratados Chuck Behler para a bateria e Jeff Young para segundo guitarrista.

Em 1988, é lançado "So Far, SO Good... So What!", álbum que demorou aproximadamente 5 meses para ficar pronto. A produção álbum ficou marcada por vários problemas internos e a relação dos membro da banda com Dave Mustaine foi muito afetada, pois, a maioria dos problemas eram relacionados a Dave e a drogas. O álbum recebeu críticas variadas, entretanto, foi bem aceito pelos fãs e teve algumas de suas músicas no topo das paradas naquele ano. Após o lançamento do álbum e a turnê de divulgação, Mustaine foi internado em uma clinica de reabilitação e a banda se separou por algum tempo. Mas para Chuck Behler e Jeff Young era o fim de suas carreiras naquele grupo.

Após a recuperação de Mustaine e mais alguns problemas para a formação da banda, em 1989, são contratados Nick Menza e Marty Friedman para a guitarra. Em 1990, é lançado o "Rust In Peace", considerado o melhor álbum da banda pela maioria dos fãs e pela maior parte da crítica, é indicado muitas vezes, como o melhor álbum de Thrash Metal da história. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias nos EUA. Sua temática é bem variada e o trabalho duro feito nele fez com que o Megadeth fosse reconhecido como uma das melhores bandas de metal (Mainstream).


Após o lançamento de "Rust In Piece", o Megadeth fez a turnê "Clash Of The Titans" em 1990 juntamente com Slayer, Suicidal Tendencies e Testament e em 1991 com Slayer, Anthrax e Alice In Chains. Já era uma base para o que viria a ser o Big Four Futuramente. Nesses anos, a banda fez vários outros shows memoráveis, no Rock In Rio II e nas "Clash Of The Titans".

Em 1992, o mundo vê um Megadeth um pouco do diferente do convencional com "Countdown To Extinction", onde a banda muda o seu rítmo de Thrash Metal para um Hard Rock Tradicional, o que não satisfez alguns fãs, mas conquistou outros. As críticas desse álbum ficaram divididas, porém, na média, foram boas críticas. Esse foi outro álbum que ganhou prêmios no mundo da música, como O Grammy Awards, e, naquela época, a situação da banda quanto sua formação parecia estar estável.

Em 1993, Megadeth e toca como convidado especial ao lado do Metallica no Festival Milton Keynes Bowl, era a primeira vez que Dave Mustaine e a formação original do Metallica (com excessão de Cliff Burton) tocavam juntos em após 10 anos de brigas como disse o próprio Mustaine em declaração. Porém, logo logo a disputa entre as bandas voltaria a tona.

Em 1994, o grupo lança "Youthanasia". Álbum que continua no mesmo estilo de "Countdown To Extiction", um hard rock melódico e bom de ser escutado. O álbum recebeu mais uma vez críticas variadas, mas foi bem recebido. A tematica do álbum é bem diversificada, guerra nuclear, mitologia, estupro e incesto e outros. A música "À Tout Le Monde", considerada a melhor do álbum e a melhor do Megadeth por uma pequena parte dos fãs, ficou no topo das paradas dos EUA por mais de um ano. A turnê do álbum durou onze meses e é a maior da história da banda, a turnê estourou no show da banda no festival "Monsters Of Rock", onde a banda foi co-headliner juntamente com Ozzy Osbourne e Alice Cooper.

Em 1995, a banda deu um tempo, para férias e projetos paralelos dos integrantes da banda. Eles voltam à tona no final de 1996, com o projeto do próximo álbum álbum de estúdio até que, em Julho de de 1997, é lançado "Cryptics Writings". O álbum continuava com a temática Hard Rock dos álbuns anteriores, mas esse tinha alguns traços de Thrash Metal do Megadeth de alguns anos atrás. Foi o último álbum com Nick Menza na bateria que descobriu um tumor em seu joelho e foi forçado a sair, a saída dele marcou o fim da formação que durou mais tempo no Megadeth.

Após a saída de Nick, era obviamente necessário um baterista e Jimmy DeGrasso é o contratado para o  cargo. O primeiro álbum com Jimmy na bateria foi "Risk", lançado em 1999, com a sonoridade mais voltada para o metal alternativo ou para um hard rock menos característico como alguns dizem, gerou muitas críticas negativas por parte dos fãs mais antigos do Megadeth e dos críticos. O lançamento marcou o fim do longo período em que Megadeth e Marty Friedman estiveram unidos. O guitarrista saiu da banda em 2000 pela diferença musical da banda como o líder Dave Mustaine explicou pouco tempo depois. Para seu lugar, foi contratado Al Pirelli.


Em 2001 é lançado o nono álbum de estúdio do grupo. "The World Needs a Hero" é um retorno as raízes do Thrash Metal do Megadeth, sendo que o álbum marcou outra transição, recebeu mais críticas variadas, mas reconquistou alguns fãs que duvidavam da capacidade da banda. O álbum foi o último com DeGrasso na bateria e o único que o guitarrista Al Pirelli participou.

Após "The World Needs a Hero", a banda passa por outra série de crises. Em 2002, Mustaine entra em um "hiato", pois tem um problema em um nervo do braço e tem problemas e desentendimentos com o baixista David Ellefson, que acaba por deixar a banda e formar seu próprio grupo. E os outros dois integrantes optam por deixar a banda também. Naquela época, o Megadeth estava praticamente acabado, o único remanescente era Dave Mustaine, mas quase ninguem duvidava de seu potencial.

O ano de 2003 passou e as pessoas passaram a disconfiar do futuro do Megadeth. Mustaine ainda fazia terapias para curar-se de seu problema e, em 2004, quando praticamente todos pensavam que a banda acabaria definitivamete, Dave Mustaine se recuperou da lesão e reabriu as portas do grupo, ele lançou alguns discos remasterizados e contratou Chris Poland para a guitarra, Jimmie Lee Sloas para o baixo e Vinnie Colaiuta para a a bateria.

Nessa formação lançaram apenas "The System Has Failed", em 2004, álbum que marcou a retomada do Megadeth, não só no sentido de retomar a banda, mas também no sentido sonoro, a sonoridade desse álbum se parecia bem mais com os primeiros álbuns da banda que com os os mais recentes. Isso agradou muito alguns fãs, pois, apesar de não ser um álbum perfeito, era a volta definitiva da banda. Após o lançamento do álbum, Mustaine e Ellefson fazem as pazes. Dave demite Poland, Colaiuta e Sloas, e decide reformular a banda contratando Glen e Shawn Dover para a guitarra e bateria, respectivamente e James MacDonought para o baixo.

Em 2005, Dave Mustaine organiza a Gigantour, uma espécie de festival móvel em que o Megadeth, juntamente com algumas outras bandas convidadas por Dave fazem shows em vários lugare. Inicialmente, o festival acontecia apenas nos EUA e no Canadá, mas foi expandindo-se e futuramente começaram a haver shows no Reino Unido e na Austrália.


Em 2006, MacDonought sai da banda e surgem boatos que Ellefson voltaria a tocar nela, porém ele não aceita a volta a banda, apesar de todos estarem querendo ele de volta. Dave então contrata James LoMenzo, ex Black Label Society para o cargo de baixista. Com a banda reformada, sai, em 2007, o "United Abominations", um trocadilho com o nome Nações Unidas em inglês (United Nations). O álbum marcou definitivamente o retorno do Megadeth às suas origens no Thrash Metal. O disco recebeu várias avaliações positivas e ficou nas melhores posições de vendas desde "Youthanasia", em 1994.

No mesmo ano de 2007, o Megadeth lança o box set "Warchest". Ele contava com três discos das melhores músicas selecionadas dos álbuns anteriores mais um disco de um show da turnê "Clash Of Titans" em 16 de outubro de 1990 no estádio Wembley, Londres, Inglaterra. O box continha também um DVD do show ao vivo no Hammersmith Odeon, tambem em Londres no dia 30 de Setembro de 1992. A coleção foi bem rankeada e recebida, tanto que vendeu mais de mil cópias nos EUA, apenas na semana desse lançamento.


Em 2008, há mais uma troca de guitarristas na banda, dessa vez, Glen Drover é quem sai do grupo para ser substituido por Chris Broderick. Após várias turnês durante o ano todo a banda se prepara para entrar em estúdio novamente e, já em 2009, é gravado e lançado o décimo segundo álbum de estúdio, nomeado "Endgame", foi muito bem aceito pelos fãs que o consideram um dos melhores da história da banda. Os temas principais do disco eram voltados para a série de livros "O Senhor dos Anéis" e para a crise econômica e financeira que o mundo estava passando naquela época.


Em 2010, Dave Mustaine anuncia que David Ellefson retornaria a banda depois de aproximadamente oito anos, retorno que foi perfeitamente aceito por praticamente todos os fãs do Megadeth. Com o retorno de Ellefson, foi anunciada também uma turnê comemorativa dos 20 anos do "Rust In Peace", que rendeu um DVD e Blue-Ray ao vivo. Já no ano de 2011, Dave Mustaine anuncia o lançamento de mais um álbum de estúdio, o "Thirteen" estilizado como "TH1RT3EN". Para Mustaine, esse álbum era especial, pois ele nascera em um dia treze e era o trigésimo álbum de estúdio dele, seria perfeito. O álbum recebeu críticas positivas, foi bem aceito pelos fãs e pela crítica. O esforço do Megadeth valeu, e muito, a pena.


Após a volta de David Ellefson, o Megadeth felizmente não trocou mais de formação, e, sua formação atual conta com, além de Dave Mustaine e David Ellefson, Chris Broderick na guitarra e Shawn Drover na bateria. O relacionamento entre os membros da banda parece estar bem estável e o grupo espera conquistar cada vez mais fãs, da forma que está. O maior agrado em tudo isso é ver que a relação entre Mustaine e Ellefson está cada vez melhor. É muito bom vê-los tocando juntos novamente.


Dave chegou a cogitar em seu twitter um novo álbum para esse ano, mas nada foi confirmado, resta a nós esperar a confirmação desse provável número 14. Enfim, seja pelo trabalho feito em seus 13 álbuns de estúdio, seus quatro álbuns ao vivo, suas 5 compilações ou pelo seus quase 30 anos de história superação, o Megadeth é uma banda que merece o respeito de todas os headbangers e, muitos de seus discos são indispensáveis na coleção de qualquer um.


Site Oficial: http://www.megadeth.com

7 comentários:

  1. po zé , depois de ter lido e relido 2 vezes percebi que exatamente tudo que você disse é verdade , grande post , parabéns e tomara que a banda faça outro grande lançamento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Dorico... Todos estamos na torcida por um novo álbum. Obrigado pelo apoio e Parabéns pelos seus blogs também... continue com o bom trabalho.

      Abraço

      Excluir
  2. Cara, Megadeth é uma das minhas bandas preferidas. Quando baixei o álbum Risk cheguei a checar para ver se realmente era Megadeth, pois estava muito diferente dos álbuns anteriores e do estilo da banda. Risk era mais "hits", mas por incrível que pareça, 80% do álbum é ótimo. Para uma banda de metal fazer um hit é muito difícil. Temos alguns exemplos como: Whiskey in the Jar (Metallica), Run to the Hills (Iron Maiden), e outros que agora não consigo lembrar. Além do Risk, gosto muito do álbum novo, o Thirteen e o álbum Rust in Peace.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo... o "Risk" foi um álbum que tirou o Megadeth dos trilhos definitivamente, ao menos pra mim foi. O álbum não tinha nada a ver com os albuns anteriores da banda, o que eu, particularmente, não gostei...
      Enfim, o que quero dizer é que a banda tornara muito "comercial" com esse álbum.
      Mas, opinião é opinião e eu respeito a sua e acho que respeita a minha também.

      Vlw pelo comment e um abraço

      Excluir
  3. Whiskey in a jar não é do Metallica... é um cover do Thin Lizzy. Pelamordedeus...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Risk é um dos meus prediletos do MegadetH, justamente por ser completamente diferente dos outros. Ele ficou na pendenga com os thrashers mas conquistou fans de outros generos do Rock, como o Hard Rock, Rock Alternativo, e claro o Heavy Metal, não tem nada demais nisso, as bandas precisam mudar de vez em quando, pra não ficar na mesmice, o Megadeth já era comercial desde o CTE, então essa questão aí não é aceitável, Risk é ótimo, só é diferente!

    ResponderExcluir