11 de mai. de 2012

Týr

Uma das bandas mais famosas no cenário do Folk/Viking Metal mundial, Týr é uma banda feroesa que foi formada em 1998 pelo baixista Gunnar Thomsen e pelo guitarrista Heri Joensen quando estes estavam morando em Copenhagen, na Dinamarca. No ano em que foi fundada, contava também com o baterista Kári Streymoy na bateria, o guitarrista Jón Joensen e o vocalista Pól Arni Holm.


Ao longo de sua pequena história, o Týr ja lançou 6 álbuns de estúdio, 3 compilações e 1 demo. Sua música é inspirada na mitologia nórdica e uma mistura do heavy metal tradicional com a música cultural feroesa e, segudo Heri Joensen, o objetivo da banda é quebrar as barreiras do preconceito das pessoas com o metal em geral.

Em 2000, a banda lança seu primeiro trabalho, o álbum demo "Demo", foi o único disco lançado com a formação original da banda pois, naquele mesmo ano, sairia da banda o guitarrista Jón Joensen. Para seu lugar, entrou na banda, em 2001 o guitarrista Terji Skibenæs.

Em 2002, é lançado o primeiro álbum completo da banda que recebe o nome de "How Far to Asgaard". O álbum continha as 4 músicas do demo lançado em 2000 além mais 4 outras músicas, como a épica "How Far to Asgaard" que tem, aproximadamente, 9 minutos de duração, 9:50 minutos de silencio e retomada com o poema feroês "Nornagest Ríma", que dura mais outros 9:50 minutos. O álbum foi relançado em 2008 com 2 faixas bônus.

Após o lançamento de "How Far to Asgaard", o vocalista Pól Arni Holm deixa a banda e Allan Streymoy assume os vocais. A banda lança um single com Allan nos vocais e ele deixa a banda por motivos desconhecidos. Isso obriga Heri Joensen tornar-se vocalista da banda, e, com Heri nos vocais e na guitarra, Gunnar Thomsen no baixo, Terji Skibenæs na guitarra e Kári Streymoy na bateria, o Týr lançou todos os seus outros cinco albuns. Essa também é a formação atual da banda.


Em 2003, o segundo álbum do grupo é lançado intitulado de "Eric The Red". O álbum recebeu críticas positivas dos fãs que iam surgindo e dos críticos no geral. O álbum é apresentado em três línguas, predominando o inglês e o feroês com uma música cantada em dinamarquês. Apresenta algumas músicas folclóricas tradicionais de alguns países. O álbum foi relançado em 2006 com 2 faixas bônus.


Em 2006, é lançado "Ragnarok", que é considerado por uma boa parte dos fãs o melhor álbum da banda. A crítica também aceitou muito bem esse album (ele chegou a receber nota máxima por alguns críticos). O disco, em sua versão completa, conta com 8 músicas instrumentais (7 na primeira versão), que, na verdade, introduzem as músicas a seguir. Conta também com o tradicional estrbilho feroês "Grímur Á Miðalnesi", que introduz a música "Wings Of Time".


Dois anos depois de "Ragnarok", veio "Land", álbum que também recebeu críticas positivas por partes dos fãs e dos críticos e é outro disco multilingual, apresentando canções em feroês, inglês, dinamarques, norueguês e em islandês. O álbum é exclusivamente baseado na mitologia nórdica e sua faixa final é uma outra versão da música "Hail To The Hammer", que foi anteriormente lançada em "Demo" e em "How Far To Asgaard".

O quinto álbum da banda foi "By The Lights Of Northern Star", lançado em 2009, não é considerado um dos albuns realmente bons da banda, é concentrado também em músicas folclóricas tradicionais dos países escandinávos, o álbum contém o hino nacional das Ilhas Faroe "Mítt alfagra land". É a faixa que fecha o disco. No ano passado, o Týr lançou "The Lay Of Thrym", nome baseado no Þrymskviða, um dos poemas mais conhecidos da Edda Poética (uma coleção de poemas em nórdico antigo). A versão limitada do álbum tem dois covers "I" (Black Sabbath) e Stargazer" (Rainbow).

Týr é uma das bandas mais bem estruturadas de Viking Metal do mundo. Tem muitos albuns bons e outros nem tanto, mas isso não tira o brilhantismo que a banda conduz suas músicas. Um detalhe importante que é interessante citar é que a banda tem uma atuação anti-racista e suas músicas são feitas sem ódio e violencia como disse o próprio Heri Joensen.


Nota:
Þrymskviða foneticamente: |Thrymskvida|. Significado: A canção de Thrym, O poema de Thrym

Site Oficial: http://tyr.fo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário