30 de jan. de 2012

Slipknot

O que dizer da banda mais contestada dos últimos anos? Afinal de contas, Slipknot é uma banda de qualidade ou não? O Slipknot é digno de usar o nome do Metal? Ou tem feito isso em vão? Essas dúvidas frequentes se devem ao fato de que o Slipknot é o maior representante do Nu Metal, um estilo que se distancia mais dos antigos estilos do Metal, e por isso os Headbangers mais conservadores apedrejam a banda sem dó, afirmando com toda a certeza do mundo, que o Slipknot é uma banda medíocre e sem talento...mas será mesmo?

Bem...vamos aos fatos. A banda surgiu em 1991, na cidade de Des Moines, no estado de Iowa, dos Estados Unidos, sob o nome de PAINFACE, em 1995, a banda passou a se chamar The Pale Ones.


Na época, a banda era composta por Shawn Crahan na bateria, Gray no baixo, Anders Colsefini nos vocais e o guitarrista Steele.O baterista Joey Jordison entrou logo em seguida na banda, o que fez com que Shawn Crahan ocupasse a posição de Percussionista.

Várias mudanças na formação, um EP ( Mate, Feed, Kill, Repeat.) e uma mudança de nome depois, o Slipknot tinha a consistência necessária para lançar o seu primeio álbum de estúdio. Em 1999, a banda finalmente lançou o álbum auto-intulado, agora com a nova formação, que iria se manter por muito tempo, a banda tinha Corey Taylor nos vocais, Mick Thomson na Guitarra solo, Shawn Crahan na percussão, Craig Jones nos Samplers, James Root na guitarra base, Chris Fehn na percursão, Paul Gray no baixo, Joey Jordison na bateria, e Sid Wilson como DJ.

O primeiro álbum do Slipknot já apresentava um som pesado, e violento, mas ainda soava juvenil, coisa que seria corrigida nos próximos álbuns da banda, e apesar desse som quase infantil, o álbum possui vários clássicos da banda, como (Sic), Eyeless, Spit It Out, e o hino da banda, Wait And Bleed.

O próximo álbum da banda, é também o melhor, o Iowa é o álbum mais pesado da banda até hoje, e também é o primeiro com o ar caótico que tornou a banda conhecida, Iowa é pancadaria do início ao fim, e deixa o ar infantil da banda pra trás, as letras perturbadoras ganham mais espaço, é impossível ouvir Iowa do início ao fim, e não se arrepiar uma única vez. O grande destaque do disco, é a música The Heretic Anthem.


Em 2004, a banda lançou o Vol. 3: (The Subliminal Verses), o álbum mais bem sucedido comercialmente da banda, esse álbum deixa o clima caótico de lado, e traz músicas mais lentas e calmas, porém sem deixar a violência de lado, o álbum possui as 3 músicas mais famosas do Slipknot (Duality, Before I Forget e Vermillion) , talvez justamente por serem músicas menos caóticas. O álbum foi muito elogiado pela mídia, e por fãs novos da banda, mas recebeu muitas críticas por parte dos fãs antigos.

Após o Vol. 3, existiam 2 tipos de fãs do Slipknot, aqueles recém-criados, que apreciavam o novo clima da banda, e aqueles que gostavam mesmo era do caos ao melhor estilo Iowa, e no All Hope Is Gone, de 2008, a banda tentou agradar os 2, misturando músicas pesadas e caóticas (Psychosocial, Sulfur, All Hope Is Gone, Gematria.) com músicas ao estilo de Vol. 3 (Dead Memories, Snuff, Till We Die.). O resultado é que o álbum foi um sucesso de vendas, e a sua qualidade é comparável à qualidade de Iowa.


Em 2010, o baixista Paul Gray faleceu, e ficou a dúvida se a banda iria continuar, já que ele era peça fundamental na formação do Slipknot, mas a banda resolveu continuar, contratou Donnie Steele (sim! O mesmo Steele que foi guitarrista da banda em sua primeira formação.), já fez diversos shows e pretende lançar um novo álbum em 2013.

O estilo da banda, não agrada a todos os Headbangers, mas aqueles que apreciam a banda, são recompensados com percussões extremamente complexas, vocais sempre perfeitos e violentos, e com o clima caótico que só o Slipknot sabe fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário