20 de mar. de 2012

Análise: Dirt (Alice In Chains)

O Alice In Chains é uma banda de Grunge, formada em 1987, e teve como motor para a arrancada para o sucesso, o álbum "Dirt", que é o melhor álbum de estúdio da banda, e o melhor álbum do gênero. (Os fãs de Nirvana que nos perdoem.) O álbum tem uma atmosfera sombria e depressiva, como é característica no Grunge. O álbum foi gravado em um momento difícil da banda, pois o vocalista Layne Staley era viciado em heroína, e apesar disso, o cd que vamos analisar agora é quase sempre lembrado entre os grandes álbuns da década de 90.


Them Bones = Música com um andamento harmonioso e não muito rápido nem pesado, com vocais estranhos e variados de Layne Staley com um solo perturbador que acompanha a letra também muito perturbadora, o que é uma característica desse álbum. É uma das músicas mais famosas do Alice In Chains.

Dam That River = Música mais pesada que Them Bones, com riffs monstruosos e pontes bem trabalhadas a música é cotada por muitos como a melhor música desse album. Possui um baixo constante e um solo bem feito, e a melhor faixa vocal do cd.

Rain When I Die = Música com um andamento mais lento que as duas primeiras, mas isso não faz com que ela perca seu peso, muito pelo contrário, Rain When I Die é bastante pesada, seu riffs de baixo e bateria presente contribuem para dar esse peso necessário à música, a música apresenta uma letra bastante marcante.

Sickman = Música com constantes mudanças de ritmos, vocais marcantes e variados de Layne Staley, também destacamos a bateria. Mas, apesar da mudança constante de ritmo, a música sempre busca um tom melancólico, doente, como esta escrito em seu título. Pelo lado ruim, o baixo apresenta uma linha bem menos criativa do que nas outras faixas.

Rooster = A lentidão inicial dessa música é impressionante, a introdução dá um ar de melancolia como em Sickman, mas dessa vez tem um baixo mais criativo e presente. Após algum tempo ela toma um tom mais pesado, porem ainda lento e harmonioso. Rooster é uma das melhores musicas desse álbum.

Junkhead = A música segue o padrão do album, lenta e pesada. Essa música causou muita polemica devido à sua letra que fala sobre o vício da heroína, problema que passava o vocalista da banda quando foi lançado esse album. "Junkhead" é uma boa música, que apresenta uma belíssima linha de baixo.

Dirt = Com uma introdução completamente diferente e abusando das distorções de guitarra, Dirt segue um padrão um pouco diferente das demais músicas desse album, com uma letra perturbadora e maior presença de guitarra, a música que dá nome ao album não decepciona no que se diz respeito ao Grunge.

God Smack = Com uma introdução impressionante no baixo, com riffs interessantes e com um andamento rápido e pesado, a música nao segue o padrão, musicalmente falando, do album, mas nem por isso, deixa de ser uma boa música. A letra fala novamente sobre o vício em heroína do vocalista Layne Staley, tema que marcaria toda a atmosfera do cd.

Iron Gland = Pequeno trecho que faz alusão à música "Iron Man", do Black Sabbath, e conta com a participação especial de Tom Araya.

Hate To Feel = Passado o trauma de Iron Gland, "Hate To Feel", volta com a lentidão e o peso do album, mais uma vez, com uma belíssima linha de baixo e um belo solo, com mudanças frequentes nos vocais de Layne Staley.

Angry Chair = Música ótima, além dos vocais encaixados de Layne Staley, possui riffs incríveis, uma linha de baixo exepcional alem de uma bateria presente e encaixada com a música. O andamento dessa musica é rapido (para os padrões do Grunge) e mais pesado que as outras. é uma das melhores músicas do álbum.

Down In A Hole
= Música lenta e leve, porém boa. A faixa se destaca em meio a um álbum melancólico, e apresenta um instrumental calmo, e vocais limpos. Não é uma música ideal para o Alice In Chains, mas é comum em quase todos os álbuns, termos uma música diferente das demais.

Would? = Música rápida e pesada, ha uma pequena alternancia de ritmos durante o desenvolvimento da musica, tem uma ótima introdução no baixo e podemos destacar os riffs no baixo e o acompanhamento da bateria. O álbum é fechado com perfeição após "Would?"


"Dirt" é um álbum lento e pesado, como todo bom álbum de Grunge deve ser, esse é o melhor trabalho de uma das maiores bandas do gênero. A melancolia do álbum é algum muito marcante, e consegue abalar o ouvinte, e o tema do álbum (o vício de Heroína) é algo que torna essa experiência ainda mais profunda. "Dirt" é um ótimo álbum, mas não é indicado para aqueles que esperam algo agitado, para "banguear". Agora, se o Grunge é algo que te agrada, vá fundo, pois "Dirt" foi feito para você!

Nota Final = 8,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário