13 de mar. de 2012

Judas Priest

Uma das maiores e mais famosas bandas de Heavy Metal da história, o Judas Priest foi um marco na história do Metal, e um dos percussores da New Wave Of British Heavy Metal. Durante os seus 43 anos de história, o Judas Priest lançou 16 álbuns de estúdio, e contou com grandes músicos, entre eles, o lendário vocalista Rob Halford.

O Judas Priest foi formado pelo baixista Ian Hill e pelo guitarrista KK Downing, em 1969, em Birmingham, na Inglaterra. A banda naquela época contava também com o vocalista Al Atkins e com o baterista John Ellis. Muitos dizem que o nome da banda foi inspirado em uma canção de Bob Dylan intitulada "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest".


Em 1973, o baterista John Hinch passar a compor o elenco da banda e Al Atkins é substituido pelo atual vocalista Rob Halford. Em 1974, o ainda guitarrista da banda Glen Tipton passa a compor a banda e eles lançam seu primeiro álbum "Rocka Rolla", album que não fez muito sucesso.

Porém, nos 4 anos seguintes começaram a estabelecer uma reputação com o lançamento de quatro álbuns "Sad Wings Of Destinity" em 1976, "Sin After Sin", em 1977, "Stained Class" e "Killing Machine" conhecido também por "Hell Bent For Leather" em 1978. Com o lançamento desses albuns, a banda se tornou uma das bandas mais influentes da década de 70.

Mas foi British Steel, lançado em 1980, que fez com que a banda se tornasse uma das percussoras da "Nova Onda do Metal Britânico" (New Wave Of British Heavy Metal) ou simplesmente NWOBHM. Esse album contém verdadeiros hinos do Heavy metal, como "Breaking the Law" e "Living After Midnight".



O sétimo álbum de estúdio da banda, "Piont Of Entry", é um ótimo álbum porém é diversas vezes esquecido pelos fãs da banda, pois fica entre dois clássicos absolutos da banda, "British Steel", e "Sreaming For Vengeance", álbum esse que contém a música mais famosa da banda até hoje, a épica, "You've Got Another Thing Coming".


A banda se manteve em alta com o seu nono lançamento, o "Defenders Of The Faith", que é um álbum mais rápido e pesado que os seus antecessores, e agradou a maioria dos fãs da banda, apesar de ter sido mal recebido pela crítica. No seu próximo álbum, "Turbo", o Judas Priest usou sintetizadores em suas músicas, o que fez com que alguns fãs mais conservadores da banda, rejeitassem o álbum.

Como acontece com toda grande banda, o Judas Priest também passou por maus bocados em sua carreira, e isso ficou ainda mais visível no final da década de 80, e "Ram It Down" veio para comprovar isso. Um álbum fraquíssimo, que deixou a desejar, e fez alguns acreditarem que a banda não era mais a mesma do início da década.

Ledo engano...o Judas Priest se recuperou com estilo, e lançou em 1990, um dos álbuns de maior sucesso da banda, "Painkiller", um álbum rápido, e muito violento, que dá à banda, características de Speed Metal. Para muitos fãs da banda, "Painkiller" disputa o posto de melhor álbum do Judas Priest, juntamente com "British Steel" e "Screaming For Vengeance".

Então Rob Halford sai da banda, para montar um projeto paralelo, que acabou se tornando uma nova banda. Para o lugar de Halford, é contratado Tim Owens, que cantava em uma banda cover do Judas Priest. Após 7 anos sem lançar nada, sai em 1997, o álbum "Jugulator", que divide as opiniões dos críticos e dos fãs. Pois nesse álbum o Judas Priest sai completamente da sua proposta musical, e começa a fazer Thrash Metal.
O álbum possui letras fortes, ritmos violentos, e solos menos complexos, o que fez os fãs mais "extremos" da banda pedirem a volta da banda para o seu estilo original. Apesar disso, houveram muitos novos adeptos à banda após esse disco, e fãs que aprovaram a mudança no som da banda. Em 2001, sai "Demolition", que segue o mesmo rumo tomado por "Jugulator", e causa discussões entre os fãs da banda.
Em 2003, Tim Owens sai da banda, e a volta de Rob Halford é anunciada, para alegria total dos fãs. E dois anos depois, é lançado o álbum "Angel Of Retribution", o décimo quinto álbum de estúdio da banda, que marca o retorno da banda, ao Heavy Metal tradicional, o que agradou a grande maioria dos fãs.


Em 2008, a banda lançou o seu primeiro álbum conceitual, o disco duplo "Nostradamus", um álbum que remete à "Turbo" de 1986, pelo uso exaustivo de teclados, o que dá um ar sinfônico à banda, o álbum foi um fiasco, e nem mesmo as letras complexas e bem trabalhadas salvaram a banda das críticas dos fãs, que alegam que a banda quer inovar demais. Será que o Judas Priest não entende, que o que os fãs realmente querem é o mais "puro e simples Heavy Metal"?


Site Oficial: http://www.judaspriest.com/

Um comentário:

  1. Para um fã de Judas Priest, Nostradamus é um fiasco, mas para um fã de Iron Maiden que valoriza a música bem feita melodicamente, letras complexas e solos ao mais alto nível, o álbum ser bom.

    ResponderExcluir