27 de mar. de 2012

Queen

Fugindo um pouco da temática do blog (Heavy Metal e seus subgêneros), hoje falaremos sobre uma banda de Classic Rock (se assim podemos chamá-la), o Queen. A banda foi fundada em Londres, tendo como integrantes, o guitarrista Brian May, o baterista Roger Taylor, o baixista John Deacon, e o lendário vocalista Freddie Mercury. O Queen, que se tornaria uma das bandas mais influentes do século passado, é também conhecida por ter mantido a sua formação durante praticamente toda a sua existência, o que é muito raro no mundo do Rock.


O primeiro album da banda intiulado "Queen", não teve o sucesso esperado, tinha um som mais pesado e estava misturado à onda de Heavy Metal inglês na decada de 70. No segundo álbum "Queen II", Freddie Mercury demonstrou que com toda certeza influenciaria aquela banda nos anos que sucediam.

Foi a partir de seu terceiro album "Sheer Heart Attack", que a banda obteve seu sucesso, e, sua turnê de divulgação pelos Estados Unidos, abriu as portas a banda para que ela pudesse concretizar seu trabalho. Foi o que, de fato, aconteceu, em 1975 a banda lançou "A Night At The Opera", seu quarto album de estúdio e o primeiro a atingir um milhão de vendas na história da banda.

Depois de "A Night in The Opera", vieram dois sucessos... Em 1976, "A Day at the Races", álbum mais pesado, mas que não tirou o brilho da banda. Em 1977 com "News Of the World", a banda apresentou grandes sucessos que qualquer pessoa, em seu estado normal, conhece como "We Will Rock You" e "We Are The Champions".


Em 1978, lançaram "Jazz", album que não foi bem aceito pelos críticos e fãs da banda, porém obteve algumas músicas bem recebidas, mas não passou disso. Em 1979, a banda mostrou-se recuperada de seu último lançamento e lançou seu primeiro album ao vivo, gravado em sua turnê mundial entre Janeiro  e Abril do mesmo ano.

O oitavo álbum de estúdio da banda, "The Game" foi muito bem recebido pelos fãs, e contou com grandes sucessos da banda, como "Crazy Little Thing Called Love", e com músicas que remetiam à época mais pesada do Queen, como "Another One Bites The Dust".

Em 1980, foi lençado o álbum "Flash Gordon", que nada mais é do que a trilha sonora do filme de mesmo nome. "Hot Space", de 1982, traz um Queen totalmente diferente, com uma sonoridade renovada, e cheia de elementos eletrônicos, o que desagradou a grande maioria dos fãs. Esse álbum é listado quase sempre, como o pior da carreira da banda, e apesar disso, contém a faixa "Under Pressure", que é um clássico da banda.

Em 1984 a banda tentou retomar novamente o estilo pesado, e lançou o álbum "The Works", que apesar de ser duramente criticado pelos fãs, possui 2 das músicas mais famosas da banda, "I Want To Break Free" e "Radio Ga Ga". A banda somente retomaria o caminho do sucesso, com o álbum "A Kind Of Magic", que se tornou um sucesso comercial e crítico.

"The Miracle" manteve a banda em alta, e mostrou um Queen consideravelmente mais maduro com letras mais leves e canções mais sérias. E então Freddie Mercury contraiu AIDS, o que atrapalhou consideravelmente a gravação do próximo álbum da banda, e é claro deixou Mercury abatido e cansado.


Apesar disso, "Innuendo" foi lançado em 1991, e é com certeza, o álbum mais triste da banda, contendo canções com letras profundas, e com instrumentais bem trabalhados, porém com um clima sempre depressivo. É nesse álbum que temos a música "The Show Must Go On", que é considerada pela grande maioria, a música mais bonita que o Queen já produziu, sendo impossível permanecer indiferente perante À uma música tão bela.

Freddie faleceu em em sua propria casa, no dia 24 de novembro de 1991, com 45 anos. A morte do eterno vocalista, causou tristeza em todo o mundo, e não é para menos, essa foi mais uma das grandes perdas que o Rock teve em sua longa história. Diversas homenagens foram prestadas à Mercury, e monumentos foram erguidos para simbolizar esse que foi um dos maiores vocalistas da história da música.


Após a morte de Mercury, foi lançado ainda mais um album com vocais DELE. O álbum recebeu o nome de "Made In Heaven" (Feito no Paraíso), foi lançado em 1995 e tratava-se de um conjunto de músicas gravadas anteriormente por Mercury, mas que, por algum motivo, não foram aproveitadas nos álbuns anteriores. Esse também, foi o último álbum feito com a formação original do Queen. A última faixa desse album é uma melodia calma, leve, que não tem um nome definido e que, para muitos simboliza a chegada de Freddie ao Paraíso. 

Em 1997, John Deacon resolve se aposentar e ir cuidar da sua família, é aqui que o Queen é dado praticamente como morto. Em 2005, Brian May e Roger Taylor se reúnem com Paul Rodgers para uma turnê, que precediria um novo álbum de estúdio da banda, o "The Cosmos Rocks", lançado em 2008, que deixa em aberto o futuro da banda.


Em 2009, Paul Rodgers deixa o Queen, e volta a tocar com sua antiga banda, e em 2011, o Queen se apresentou ao vivo com Adam Lambet nos vocais, o que deixa tudo ainda mais em aberto. Só o que resta aos fãs da banda, é esperar para ver como essa nova parceria vai funcionar.


Site Oficial: http://www.queenonline.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário