12 de mar. de 2012

Análise: Rust In Peace (Megadeth)

Essa será a nossa segunda análise de álbuns de uma banda do Big Four, sendo que já analisamos o Master Of Puppets. Agora analisaremos um outro ícone do Thrash Metal, o quarto álbum do Megadeth, Rust In Peace.


O Rust In Peace foi lançado em 1990, e os únicos membros da banda na época, que estão presentes na formação atual, são o baixista David Ellefson, e obviamente, o vocalista, guitarrista, líder e compositor da banda, Dave Mustaine. Em Rust In Peace, a formação do Megadeth contava também com o excelente guitarrista Marty Friedman, e o baterista Nick Menza.

Holy Wars...The Punishment Due = Rust In Peace se inicia com uma das melhores músicas da carreira do Megadeth. "Holy Wars" apresenta mudanças bruscas de ritmos, uma letra forte, um riff memorável, e um solo excepcional. E tudo isso só torna essa música, uma faixa absolutamente "épica".

Hangar 18 = O vocal rasgado de Mustaine fica em segundo plano nessa música, que prima no instrumental, com belíssimas linhas de baixo e um riff pesado. Mas o grande destaque da música fica para o final, um duelo de guitarras que faz qualquer Headbanger de verdade esquecer o que acontece no mundo à sua volta.

Take No Prisoners = "The Lord Of The Riffs", Dave Mustaine ataca novamente, e nos presenteia com um dos melhores riffs da carreira da banda. E a música continua com trocas frequentes de vocal, até passar por um solo de baixo de David Ellefson, coisa não muito comum em músicas do Megadeth. Nessa música a beteria ganha maior destaque.

Five Magics = A música nos mostra uma belíssima introdução que dura mais de 2 minutos, com grande destaque para o baixo. A música segue com a voz arrastada de Mustaine, e diversas pontes de guitarra, realizadas entre as estrofes da letra. Com um final épico, a música figura entre as melhores do álbum.

Poison Was The Cure = Uma música que sai dos padrões do Megadeth, pois possui uma pegada mais Hardcore, quase Punk. Apesar disso a música é boa, e apresenta uma excelente linha de baixo, e um solo que se perde em meio à música.

Lucretia = Passado o trauma da introdução "tosca" da música, Lucretia se mostra uma música muito bem trabalhada, com um belíssimo riff (novidade). Possui o andamento mais harmonioso de todo o álbum, e possui um solo que tira o fôlego dos Headbangers ouvintes.

Tornado Of Souls = Para a grande maioria, a melhor música que o Megadeth já produziu. Tornado Of Souls abre com um Riff sensacional, dá sequência com um andamente rápido, possui um refrão marcante, e um solo, que é capaz de reformular a sua concepção de "solo de guitarra". Tornado Of Souls, é Thrash Metal da maior qualidade do início ao fim, e a voz de Mustaine se encaixa tão perfeitamente nesse clássico, que não há banda no mundo capaz de fazer um bom cover dessa música.

Dawn Patrol = Teve tempo para respirar até agora no álbum? Aposto que não. Então chegou a hora, Dawn Patrol é simples, e não possui arranjos elaborados. Dave Mustaine canta de um modo um tanto quanto "diferente", e os destaques da música ficam por conta da impressionante linha de baixo, e da bateria. Há quem diga que essa música foi adicionada no álbum, para que os ouvintes não morressem de falta de ar.

Rust In Peace...Polaris = A música fecha o álbum de maneira magistral, com um instrumental excepcional, e com a volta da voz tradicional de Dave Mustaine. Com uma letra extremamente bonita e reflexiva, Rust In Peace...Polaris é uma das melhores músicas do disco. É muito difícil fechar um álbum como o "Rust In Peace", que possui diversas faixas excelentes, mas essa faixa cumpre a tarefa com méritos, e é simplesmente, a "cereja do bolo".

Se "Master Of Puppets" elevou o Thrash Metal à um novo nível, "Rust In Peace" redefiniu o conceito de Thrash Metal e é, sem sombra de dúvidas, um marco na carreira da banda e um clássico na história do Metal.

"Rust In Peace" é rápido, violento, pesado, técnico, e acima de tudo, excelente. É o melhor trabalho de uma banda que tinha muito para mostrar, você transformará a sua cabeça em um liquidificador ouvindo esse disco, e perderá o seu fôlego fazendo o mesmo. Mas não se preocupe, você não morrerá, pois existem alguns momentos no disco aonde é possível respirar tranquilamente, até nisso, "Rust In Peace" é impecável.

O fato é que, "Rust In Peace" é um item indispensável na coleção de qualquer Headbanger.

Nota Final = 9,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário