11 de dez. de 2011

Análise: Master Of Puppets (Metallica)


Para a nossa primeira análise de álbuns, iremos analisar Master Of Puppets, o terceiro (e melhor) álbum do Metallica que não só fez sucesso na época em que foi lançado, em 1986, mas suas músicas ainda são tocadas em todos os cantos do mundo.

O álbum conta com 8 faixas, que juntas formam um dos melhores álbuns da história

Battery = A faixa inicial do álbum, conta com uma introdução épica, uma letra polêmica, e um andamento empolgante, é uma das músicas mais pesadas da banda, é constantemente usadas em shows.

Master Of Puppets = A faixa que dá nome ao álbum é também, para nós,  a melhor do cd, com uma letra que faz críticas ao uso de drogas, a música mistura o andamendo rápido dos riffs, com o solo melodioso. Master Of Puppets é um verdadeiro hino do Thrash Metal, e é presença obrigatória nos shows da banda.


The Thing That Should Not Be = Com uma introdução lenta e letra enigmática, a música segue o tema do álbum, a incapacidade humana de se controlar, e aborda a loucura, tem um instrumental menos complexo que as duas primeiras.

Welcome Home = A música mais lenta do álbum, inicia com tons melódicos e tristes, com guitarras acústicas, antes de o Baixo e da Bateria entrarem em ação, depois o que se vê é uma música com andamento progressivo, que aumenta de ritmo a cada segundo, com uma letra impecável, é a música mais bela do álbum.

Disposable Heroes = Com uma letra linda, que critica as guerras, e fala sobre a fraqueza da vida humana, Disposable Heroes é uma música pesada, que faz contraste com a letra, e uma das melhores músicas do álbum, é uma pena que não seja muito tocada ao vivo.

Leper Messiah = A música mais Thrash do álbum, se assimila com Disposable Heroes em muitos aspectos, tem uma letra crítica (dessa vez o alvo é a Igreja), que faz contraste com o andamento pesado, é uma das melhores do álbum, mas também quase nunca é tocada ao vivo.

Orion = O ponto alto do álbum para muitos, Orion é uma música instrumental, ou seja, não tem vocais, e é uma das melhores faixas instrumentais da história da música. Ela segue com o tema sombrio do álbum, e consegue passar um clima apocalíptico mesmo sem letra, é uma ótima faixa para percebermos a genialidade dos membros da banda.

Damage, Inc. = A faixa que fecha o álbum é a mais fraca de todo o cd, o que não quer dizer que ela seja ruim, pelo contrário, é uma boa música, com uma letra inteligente, mas em um álbum tão genial como Master Of Puppets, músicas boas não tem muito espaço.



Em suma, Master Of Puppets é um dos discos sagrados do Thrash Metal, e é a melhor coisa que o Metallica tinha pra nos dar. É um álbum inteligente, rápido, técnico, e acima de tudo, pesado. O álbum nos mostra músicos como Lars Ulrich, Kirk Hammett, James Hetfield e Cliff Burton no seu ápice, e é um instrumento indiscutível para provarmos a genialidade dos músicos.

Para se ter uma idéia da qualidade do álbum, a pior música (Damage, Inc.), nao é ruim, aliás, não existe nada ruim em Master Of Puppets.



Nota Final: 9,5/10

Um comentário: