9 de mar. de 2012

Análise de Discografia (Guns N' Roses)

Hoje estamos inaugurando uma nova seção aqui no Shit Anger: A análise de discografias. Nessa seção faremos uma análise superficial (digo superficial pois será menos profunda do que a análise de um único álbum separado) de cada álbum de uma determinada banda, e daremos notas para eles, e ao final de cada análise, apresentaremos um gráfico com a evolução dos álbuns. Para começar essa série de posts, escolhemos o Guns N' Roses, que é uma banda com álbuns polêmicos e controversos

O Guns N' Roses foi formado em 1985, após a união de duas bandas de Los Angeles, o Hollywood Rose, e o L.A. Guns. A formação clássica da banda, era composta por Axl Rose, Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler, mas essa formação em nada se aparenta com a atual. Axl & cia. já lançaram 6 álbuns de estúdio, e são exatamente esses álbuns que iremos analisar agora.

 APPETITE FOR DESTRUCTION

O álbum de estréia da banda foi lançado em 1987, e não fez muito sucesso inicialmente, mas após alguns vídeos serem passados na MTV, o cd estourou, e a banda se tornou famosa. "Appetite For Destruction" é um excelente álbum, que mostra uma banda ainda imatura, mas com músicos excepcionais. O álbum mostra Axl Rose com sua voz nos trinques (bem diferente do que vemos atualmente) e Slash totalmente entrosado com a alma do Guns N Roses, Izzy Stradlin. Duff Mc Kagan e Steven Adler completam a formação que deixou saudades nos fãs da banda.



"Appetite" traz músicas com letras extremamente infantis e imaturas, mas mesmo assim é o melhor trabalho da banda, pois é musicalmente impecável. O álbum foi gravado em uma época em que os músicos da banda (leia-se Slash e Axl) se davam bem, e por isso a banda estava extremamente entrosada, fator que ajudou na fabricação da obra prima.

Entre as principais músicas do álbum, podemos destacar as excelentes "Mr.Browstone" e "It So Easy", as pesadas "Nightrain" e "Welcome To The Jungle", e as formadoras de Posers "Sweet Child O'Mine" e "Paradise City". O álbum gerou 5 singles, sendo eles "It So Easy", "Welcome To The Jungle", "Sweet Child O'Mine", "Paradise City" e "Nightrain".

Tracklist:

1- Welcome To The Jungle
2- It So Easy
3- Nightrain
4- Out Ta Get Me
5- Mr. Browstone
6- Paradise City
7- My Michelle
8- Think About You
9- Sweet Child O'Mine
10- You're Crazy
11- Anything Goes
12- Rocket Queen

Nota Final = 9,5


 G N' R LIES

O álbum seguinte da banda, lançado em 1988, é geralmente esquecido pela maioria dos gunners, pois está encrustado em meio a dois álbuns clássicos da banda, mas isso não quer dizer que o disco é ruim, pelo contrário, GN'R Lies é um ótimo álbum.


O disco foi lançado quando a banda ainda mantinha sua formação clássica, e apesar de não conter muitos clássicos da banda, mostra um lado mais maduro da banda, ou pelo menos, é isso que é mostrado nas 3 músicas inéditas da banda, "Patience", "One In A Million" e " Used To Love Her". 

Um ponto do álbum que é bastante criticado pelos fãs, é a falta de criatividade demonstrada pela banda nesse cd. Já que o álbum possui 2 covers, 2 músicas do EP 1 música do "Appetite" em versão acústica, e apenas 3 músicas inéditas da banda, sendo que essas 3 músicas são muito parecidas entre si.


 "Lies" foi o último álbum da banda com a sua formação clássica e seu único single foi "Patience".

Tracklist:

1- Reckless Life
2- Nice Boys
3- Move To The City
4- Mama Kin
5- Patience
6- Used To Love Her
7- You Are Crazy (versão acústica)
8- One In A Million

Nota Final = 8

USE YOUR ILLUSION I

O álbum duplo "Use Your Illusion" foi o primeiro álbum a ser lançado com o novo baterista, Matt Sorum. A primeira pare de "Use Your Illusion", é um excelente álbum, porém é muito parecido liricamente com os 2 álbuns anteriores da banda, ou seja, é simplesmente, mais do mesmo.

Na época do lançamento desse álbum, Slash e Axl já não eram tão amigos assim, e já existia uma rixa entre os 2, grande parte disso, talvez pelo ego de Axl.  Porém isso não impediu o Guns de fazer um excelente trabalho, com músicas rápidas e insanas, o que fez a banda se afastar (instrumentalmente falando), de seu antecessor.

Entre os principais destaques do álbum, figuram o cover de Paul Mc Cartney "Live And Let Die", as rápidas "Right Next Door To Hell" e "Back Off Bitch", as baladas "Don't Cry" e "November Rain", e as belíssimas "Bad Obsession" e "Coma". Apesar de sua qualidade evidente, "Use Your Illusion I" não fez tanto sucesso quanto seu irmão gêmeo.

Seus singles são: "Dead Horse", "Don't Cry", Live And Let Die", "November Rain" e "The Garden".

Tracklist:

1- Right Next Door To Hell
2- Dust And Bones
3- Live And Let Die
4- Don't Cry
5- Perfect Crime
6- You Ain't The First
7- Bad Obsession
8- Back Off Bitch
9- Double Talkin' Jive
10- November Rain
11- The Garden
12- Garden Of Eden
13- Don't Damn Me
14- Bad Aples
15- Dead Horse
16- Coma

Nota Final = 8,5

USE YOUR ILLUSION II

A segunda parte de "Use Your Illusion" é um trabalho mais sério, e mais maduro do que os outros álbuns da banda, é um álbum que mescla músicas pesadas, com baladas. O álbum é o que mais se diferencia da até então discografia do Guns, contendo letras críticas e reflexivas, mas é claro, sem deixar as letras imaturas de lado.

O álbum é levemente superior ao "Use Your Illusion I" e é semelhante nesse em muitos aspectos, como por exemplo:
Os dois álbuns possuem uma versão diferente de "Don't Cry", ambos os álbuns possuem canções cantadas por membros que não o Axl Rose, e ambos os álbuns possuem covers. Além é claro, da famosa trilogia que envolve o "UYI", composta por "Don't Cry", "November Rain", e "Estranged"
O cover do Use Your Illusion II é Knockin' On Heaven's Door, do grande Bob Dylan. Quem não conhece alguma música desse grande compositor e músico, não é verdade?


"Use Your Illusion II" é considerado pela maioria dos gunners, como o último álbum realmente bom do Guns. Após esse álbum, o Guns ainda lançaria "The Spaghetti Incident?" e o controverso "Chinese Democracy", mas nenhum dos dois álbuns teria o brilho dos 4 primeiros álbuns do Guns N''Roses.

Possui como singles "You Could Be Mine", "Knockin' On Heaven's Door", "Yesterday", "Civil War" e "Estranged"

Tracklist:

1- Civil War
2- 14 Years
3- Yesterdays
4- Knockin' On Heaven's Door
5- Get In The Ring
6- Shotgun Blues
7- Breakdown
8- Pretty Tied Up
9- Locomotive
10- So Fine
11- Estranged
12- You Could Be Mine
13- Don't Cry (Alternate Lyrics)
14- My World

Nota Final = 8,75

THE SPAGHETTI INCIDENT?

Bom, que o Guns já andava meio sem criatividade não era novidade para ninguém, mas chegamos ao cúmulo de uma banda do porte do Guns lançar um álbum só de covers, é isso que é o "The Spaghetti Incident?" , lançado em 1993, uma coletânea de covers da banda. Mais do que isso, o álbum é a marca do início da decadência de uma das maiores bandas da história.

O álbum foi lançado em um momento difícil da banda, quando as diferenças se entre os músicos se tornaram gritantes. O primeiro a deixar foi Izzy, que foi substituído por Gilby Clarke, e já nessa época, Slash e Duff já ameaçavam a deixar a banda.

O álbum não teve muita divulgação, já que se tratava de um álbum totalmente cover, mas mesmo assim teve os seus singles, que foram "Ain't It Fun", "Since I Don't Have You" e "Hair Of The Dog". Apesar de tudo, e por mais absurdo que isso possa parecer, "The Spaghetti Incident?" não é um álbum ruim, é apenas sem brilho, mas é um álbum bem gravado, e possui covers bem feitos.

Após o seu quinto álbum de estúdio, a banda começou a trabalhar no seu mais novo lançamento, que se chamaria "Chinese Democracy", mas aí vieram as saídas de Slash e Duff da banda, e um curto hiato. E já em 1997, Axl Rose dizia que pretendia lançar o próximo álbum, "em breve".


Tracklist:

1- Since I Don't Have You - The Skyliners
2- New Rose - The Damned
3- Down on the Farm - U.K. Subs
4- Human Being - New York Dolls    
5- Raw Power - The Stooges
6- Ain't It Fun - Dead Boys
7- Buick Mackane (Big Dumb Sex) - T. Rex Soundgarden    
8- Hair of the Dog - Nazareth
9- Attitude - Misfits    
10- Black Leather - The Professionals    
11- You Can't Put Your Arms Around a Memory - Johnny Thunders
12- I Don't Care About You - Fear    
13- Look at Your Game, Girl - Charles Manson

Nota Final = 6,45

CHINESE DEMOCRACY

E acabou que o que era pra ser lançado "em breve", levou nada mais, nada menos que 15 anos para ser lançado, não é atoa que o álbum ficou conhecido como "o álbum eternamente adiado", e que houveram empresas que prometeram distribuir seus produtos gratuitamente caso o "Chinese" fosse realmente lançado.

Mas o enorme atraso não é um problema, afinal de contas, se o álbum fosse lançado 15 anos após o prometido, porém com músicas de qualidade, ninguém reclamaria, o problema é que o disco não tem um pingo de qualidade, é um álbum fraco, sem emoção, com músicas que dão sono, e uma sonoridade que definitivamente não é a sonoridade do Guns N'Roses.

Axl já não tem o mesmo poderio vocal, e os músicos contratados por ele para dormar a banda, não são a cara do Guns. Não que tenhamos nada contra eles, DJ Ashba por exemplo, é um senhor guitarrista, mas não é disso que uma banda de Hard Rock como o Guns precisa. Foi feita uma enorme turnê de divulgação do álbum, e foram feitos 3 singles para o álbum (Chinese Democracy, Better e Street Of Dreams), mas tudo isso será em vão, pois "Chinese Democracy", perdeu todo o feeling que o Guns tinha.



Tracklist:

1- Chinese Democracy
2- Shackler's Revenge
3- Better
4- Street Of Dreams
5- If The World
6- There Was A Time
7- Catcher In The Rye
8- Scraped
9- Riad And The Bedouins
10- Sorry
11- I.R.S.
12- Madagascar
13- This I Love
14- Prostitute

Nota Final = 2,75


NOTA DOS ÁLBUNS E MÉDIA
Clique AQUI, ou na foto abaixo, para expandir.

Diz Axl Rose que o Guns lançará um álbum "em breve"...é...2027 promete.

6 comentários:

  1. 2017 ? só eu que nao entendi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o Chinese Democracy levou 15 anos para ser lançado, e aproveitei esse fato e fiz uma brincadeira, falando que o próximo também levaria 15 anos....Abraço!

      Excluir
  2. Aff...Chinese Democracy é um excelente álbum...vcs nao deveriam falar mal assim dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...Existem algumas verdades sobre o Chinese que não podem ser negadas...o álbum teve um atraso totalmente escroto, e o disco fugiu da sonoridade anterior do Guns. A parte do álbum ser ruim, só demonstra a nossa opinião, e a da maioria dos fãs.

      Flws cara! Abss

      Excluir
  3. sou muito fan deles amo rock beijos aqui aninha♥♥

    ResponderExcluir
  4. Cara, o Chinese é um álbum muito bom, pra mim fica pouca coisa atras do UYI 2. Não é pq tem uma sonoridade diferente do geralmente Guns apresenta que o album é uma porcaria. Longe disso. A diferença é que, as pessoas estavam esperando algo parecido com a decada de 80 e inicio dos 90, e nesses 15 anos MT coisa aconteceu. Lógico q este albúm parece mais um solo do Axl do que um trabalho do GNR em si, mas msm assim acho um bom album com 4-5 mt boas. Eu daria uns 7,75 para Chinese Democracy

    ResponderExcluir